Novembro Azul mobiliza servidores de Foz para importância dos cuidados com a saúde



A manhã de terça-feira (09) foi marcada por importantes ações em alusão ao Novembro Azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, promovidas pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.


Enquanto na Praça da Paz, a Secretaria Municipal de Saúde instalou a unidade móvel para realizar atendimentos e exames, também relacionados ao Novembro Vermelho (combate ao câncer de boca) e ao Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), na Secretaria Municipal de Planejamento, os servidores receberam a palestra sobre “Saúde, Masculino e Movimento”, ministrada pelo educador físico, Fábio Santos.


A ação direcionada aos servidores é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Administração, através da Diretoria de Saúde Ocupacional, e a Secretaria Municipal de Planejamento e Captação de Recursos. Além dos servidores do planejamento, também participaram funcionários das secretarias de Educação e Juventude.


O diretor de Uso do Solo da Secretaria de Planejamento, Marduc Rodrigues, foi um dos servidores que compareceu à palestra. Ele conta que, em décadas de serviço, nunca havia presenciado uma ação direcionada aos servidores com esta finalidade. Além da explanação sobre a importância da adoção do autocuidado, os participantes tiveram um momento de meditação.


“Tive o privilégio de participar de uma iniciativa (pra mim inédita na prefeitura), voltada ao bem estar e cuidado do homem, através de dinâmica e palestra nesta manhã. Uma ação planejada e organizada, visando a comunicação da importância destes cuidados, orientando a necessidade da execução dos exames de rotina, conscientizando, trazendo para o ambiente de trabalho a reflexão e o olhar sobre as necessidades do servidor”, expressou.


A sensibilização quanto à adoção de cuidados e aos exames de rotina é um dos fatores-chave, por exemplo, para a prevenção e o sucesso do tratamento do câncer de próstata. Essa doença é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).


Para dar mais visibilidade ao tema, a diretora de Saúde Ocupacional, Carla Conrad de Lima, explica que a intenção é mobilizar a maioria dos servidores sobre o tema. “Pretendemos desenvolver ações para integrar servidores homens de todas as secretarias, para sensibilizá-los quanto à importância da promoção à saúde, desconstruindo tabus históricos que ainda figuram como principais fatores de risco para a saúde do gênero masculino”, comentou.

 

A Secretaria de Planejamento é uma das pastas que vem se mobilizando em parceria com a Saúde Ocupacional em ações voltadas à promoção da saúde e bem-estar, a exemplo das atividades realizadas no Dia da Mulher e do Outubro Rosa.


“As atividades são possíveis, pois os próprios servidores com apoio dos diretores estão dando sugestões de tema de interesse e se disponibilizaram a formar uma equipe de organização juntamente com RH local e  promovem as atividades em colaboração com servidores parceiros de outras secretarias que contribuem com seus conhecimentos. Reconhecer a importância e   valorizar cada servidor como ser social único produtivo e integrado é  fundamental na entrega de ótimos serviços a comunidade”, enfatizou a responsável pelo RH do Planejamento, Dilma Brambilla.


Praça da Paz


Os atendimentos na Praça da Paz serão feitos das 9h às 12h, até sexta-feira (12). Serão ofertados testes de glicemia, aferição de pressão arterial e avaliação do pé diabético. Também serão feitas avaliações odontológicas e distribuição de kits de higiene bucal com o objetivo de sensibilizar a população e intensificar as ações de prevenção e diagnóstico do câncer de boca. Haverá ainda rodas de conversa sobre educação em diabetes e a importância da atividade física, orientações sobre alimentação saudável e práticas de alongamento e pilates.    A atividade é realizada em parceria com a ADIFI (Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu).


Os homens atendidos durante a ação itinerante também serão encaminhados para as unidades básicas de saúde para consultas médicas e solicitação de exames, como o de prevenção do câncer de próstata. Todas as 29 UBS do município irão priorizar o atendimento ao público masculino neste mês, com a oferta de consultas, testes rápidos de ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), além de orientações sobre tabagismo e alimentação saudável.


Prevenção e tratamento


A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).


Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.


Fonte: Assessoria

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem