Paraná opta por não incluir a cobrança do novo DPVAT no IPVA e no licenciamento de 2025

Radar Foz
By -
0

 


O Governo do Paraná anunciou nesta quinta-feira (24) que não incluirá a cobrança do novo Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (SPVAT) no IPVA e no licenciamento de 2025. A decisão foi tomada após o governo estadual levantar questionamentos à Caixa Econômica Federal, responsável por estabelecer convênios com os estados, sem obter respostas satisfatórias.

O SPVAT foi reintroduzido pela Lei Federal Complementar nº 207, sancionada em maio de 2024, após a extinção do antigo DPVAT em 2019. Agora, a Caixa Econômica Federal deve definir como será feita a cobrança do seguro no estado.

Atualmente, o Paraná possui 8.528.604 veículos ativos, conforme dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).

A decisão do governo foi discutida em reunião entre o governador Carlos Massa Ratinho Junior e o diretor-presidente do Detran/PR, Adriano Furtado. O governador Ratinho Junior enfatizou que a escolha de não integrar essa cobrança às taxas estaduais se deve ao fato de que a comunicação sobre a nova obrigatoriedade não foi feita de forma clara pelo governo federal. "Os paranaenses já enfrentam várias despesas no início do ano, e a Lei Complementar prevê o pagamento do SPVAT em janeiro", explicou o governador.

Adriano Furtado acrescentou que a medida tem como objetivo minimizar o impacto financeiro sobre os motoristas do Paraná. "A Caixa Econômica nos procurou para facilitar a cobrança, mas nos opomos, especialmente porque a cobrança seria imposta no começo do ano. O governo realiza as cobranças de taxas administrativas de licenciamento no segundo semestre, o que oferece melhores condições aos contribuintes", destacou Furtado, enfatizando a importância da transparência no processo.

Isenção de IPVA para Motocicletas

Além dessa decisão, o governador Ratinho Junior anunciou que enviará um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para isentar motocicletas de até 170 cilindradas do pagamento de IPVA a partir de janeiro de 2025. Essa medida beneficiará mais de 732 mil veículos, o que corresponde a 77% da frota tributável de motocicletas do estado, proporcionando alívio financeiro significativo para muitos proprietários.

Essas iniciativas refletem um esforço do governo paranaense para aliviar a carga tributária sobre os cidadãos, especialmente em tempos de desafios econômicos.

Postar um comentário

0Comentários

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postar um comentário (0)