O prazo para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2024 está se esgotando rapidamente, e a situação em Foz do Iguaçu é preocupante: mais de 42% dos contribuintes ainda não cumpriram com essa obrigação fiscal. Dos 73.109 esperados para este ano, apenas 42.277 formulários foram recebidos até a tarde de ontem (15).
A contagem regressiva para o dia 31 de maio, data limite estabelecida pela Receita Federal, deve acender um alerta para os mais de 30,8 mil iguaçuenses que ainda não realizaram a declaração. É importante não deixar para a última hora, pois aqueles que não prestarem contas dentro do prazo ficarão sujeitos a multas, cujo valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido, mais juros.
Aqueles que já enviaram suas declarações, 44,8% optaram pelo modelo pré-preenchido, que simplifica o processo e garante prioridade na restituição. O primeiro lote será depositado no dia 31 deste mês.
Além disso, há benefícios para quem utilizar a transferência via Pix, com chave CPF, e prioridade para idosos, deficientes e portadores de moléstia grave.
Para acompanhar o status da restituição, o contribuinte pode acessar a página da Receita na internet e clicar na opção “Meu Imposto de Renda”. Também está disponível um aplicativo para tablets e smartphones que permite consultar informações sobre as restituições do IRPF.
Ainda é possível contribuir para as vítimas da tragédia climática no Rio Grande do Sul por meio da declaração do Imposto de Renda. Aqueles que fazem a declaração completa podem destinar até 6% da tributação devida para o estado ou cidades gaúchas através de fundos de direito da criança, do adolescente e do idoso, mesmo para quem já entregou a declaração deste ano, através de uma retificação.
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.