O nível do Guaíba, em Porto Alegre, diminuiu 8 centímetros em um período de 24 horas, conforme registrado às 6h15 desta quinta-feira (9) pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) no Cais Mauá.
Comparativamente, a medição feita no mesmo horário na quarta-feira (8) indicava 5,12 metros, enquanto nesta quinta-feira, registrou-se 5,04 metros, uma diferença de 8 centímetros.
Apesar da redução, o Guaíba ainda se encontra mais de 2 metros acima da cota de inundação, que é de 3 metros. Entretanto, moradores têm observado uma aparente estabilidade e até mesmo recuo das águas em algumas regiões afetadas, conforme relatos.
O boletim mais recente da Defesa Civil do Rio Grande do Sul informou um aumento para 107 no número de mortos em decorrência dos temporais que assolam o estado. Além disso, há um óbito em processo de investigação.
Os registros apontam 136 pessoas desaparecidas e 374 feridas. Mais de 232 mil pessoas estão deslocadas de suas residências, sendo 67.542 em abrigos e 164.583 desalojadas, abrigadas por familiares ou amigos.
Em relação aos municípios, 425 dos 497 do estado relataram algum tipo de problema relacionado às tempestades, afetando cerca de 1,476 milhão de pessoas. Os impactos atingiram diversos serviços, a educação e os transportes.
A área central de Porto Alegre, próxima ao Guaíba, foi completamente inundada após o transbordamento do lago. Tanto o aeroporto quanto a rodoviária estão inoperantes devido à inundação.
O professor Fernando Fan, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da UFRGS, explicou que o avanço das águas em algumas vias se deve ao desligamento de algumas casas de bombas, que estavam em operação. Com isso, locais antes protegidos acabam sendo afetados também.
O recorde histórico do nível do Guaíba foi alcançado na manhã de domingo (5), atingindo 5,33 metros. Antes das marcas de 2024, o recorde datava de 1941, com 4,76 metros.
Segundo projeção do IPH, o Guaíba deve levar pelo menos 30 dias para retornar ao nível abaixo dos 3 metros. Na enchente histórica de 1941, foram necessários 32 dias para a normalização.
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.