UBS recebem formação em gestão de resíduos sólidos



A gestão correta dos resíduos sólidos contribui com a “saúde” do meio ambiente e, consequentemente, com a dos cidadãos. Este foi um dos motivos pelos quais a Secretaria Municipal de Meio Ambiente convidou representantes de todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Foz do Iguaçu para a formação do Programa de Educação Ambiental na Administração Pública. 


O curso foi realizado quarta e quinta-feira (29 e 30) no Centro de Educação Ambiental do Iguaçu - CEAI, no Bosque Guarani, e organizado pela Divisão de Educação Ambiental e Divisão de Gestão de Resíduos Recicláveis da secretaria. 


O foco do conteúdo da capacitação foi a metodologia da coleta seletiva de resíduos recicláveis nos prédios públicos, em especial nas unidades de saúde, devido à retomada da coleta seletiva nas UBS, que foi paralisada em 2020 devido à pandemia de covid-19. 


Foram abordados, ainda, com os representantes da Saúde, os programas de Educação Ambiental na Administração Pública e de Gestão de Resíduos Recicláveis, e o Plano de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços da Saúde.


“Sabemos da importância do manejo adequado dos resíduos e as UBS, como espaço de cuidados com a saúde, devem ter um grande comprometimento com esse descarte correto”, comentou a secretária municipal da Saúde, Rosa Maria Jerônymo. 


Fechamento de ciclo


Após o encerramento dos encontros com os representantes das UBS, a Secretaria de Meio Ambiente completa o primeiro ciclo de formação com todos os prédios públicos municipais: secretarias, autarquias, fundações, Câmara Municipal de Vereadores, unidades de saúde e unidades de ensino (escolas e centros municipais de educação), além de todos os colégios estaduais com sede em Foz do Iguaçu.


Roseli Barquez, chefe da Divisão de Educação Ambiental da pasta, contou que o próximo desafio é realizar um novo ciclo de encontros com a temática dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS da Organização das Nações Unidas, bem como avançar na elaboração do Banco de Boas Práticas Socioambientais. 


“É importantíssimo este envolvimento de todos nas ações, projetos e programas realizados pelo Município, colaborando para que, cada vez mais, nossa cidade seja reconhecida como modelo de sustentabilidade”, destacou Roseli.


Fonte: Assessoria

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem