Pedido de mais vacinas para Foz do Iguaçu avança no Ministério da Saúde



 


O prefeito Chico Brasileiro e a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, reforçaram ao secretário executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Otávio Moreira da Cruz, nesta quarta-feira (07), em reunião em Brasília, o pedido de mais doses de vacinas contra a covid-19 para Foz do Iguaçu. Com a sinalização positiva do governo federal, é fechado o consenso entre município, Estado e País sobre a condição diferenciada das fronteiras.

O pedido de mais vacinas para Foz leva em consideração o fato de a cidade fazer fronteira com o Paraguai e a Argentina e existir uma grande movimentação de pessoas diariamente entre os países, o que aumenta o risco de transmissão do coronavírus, inclusive de novas variantes. No caso da Argentina, embora a fronteira esteja fechada, há grande movimento de cargas.

O prefeito e a secretária de saúde têm defendido um maior número de doses para Foz do Iguaçu desde fevereiro deste ano, e receberam o apoio do Governo do Estado. Na reunião desta quarta, o diretor-geral da Secretaria Estadual de Saúde, Nestor Werner Júnior, e o chefe de gabinete, César Neves, entregaram ofício ao Ministério da Saúde solicitando que já nos próximos lotes sejam consideradas mais vacinas para atender a região de fronteiras do Paraná.

Rodrigo Cruz sinalizou a concordância do Ministério da Saúde sobre a necessidade de reconhecer as cidades de fronteiras como regiões especiais e encaminhará o pleito de Foz do Iguaçu para a próxima reunião do Gabinete Tripartite, que reúne representantes do Governo Federal e das secretarias estaduais e municipais de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde, o assunto das fronteiras terá um olhar diferenciado pela pasta e está sendo solicitado um levantamento da realidade regional, com a regularidade e maior previsibilidade de entregas de vacinas aos Estados.

"O ministro Queiroga está sensível e tem avaliado o assunto. Vamos solicitar um levantamento deste cinturão sanitário das fronteiras secas para trabalharmos um cronograma de distribuição", explicou o secretário-executivo do Ministério da Saúde.

“A proposta avançou bastante e existe um consenso entre os governos federal e estadual de que é necessário olhar para as fronteiras de uma forma diferente, para que possamos realmente ter um controle da pandemia”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro. “O apoio da Secretaria Estadual de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde são fundamentais para que possamos ter esta solicitação atendida e de forma breve”.

A secretária Rosa Jerônymo comentou que a Secretaria Municipal de Saúde está preparada para aplicar 6 mil doses por dia - no último sábado (03) foram aplicadas mais de 5.300 doses das 8h às 17h, em 23 Unidades Básicas de Saúde. Ela se comprometeu em organizar mutirões para imunizar a população assim que Foz receber as doses extras. "Nossas equipes estão totalmente dedicadas a acelerar a vacinação e nosso compromisso, desde o início da campanha, é não deixar doses paradas".

De acordo com levantamento do Consulado do Paraguai, pelo menos 98 mil brasileiros moram no país vizinho. “Com mais doses, poderemos atender também a essas pessoas que já têm buscado o sistema municipal de saúde”, disse o prefeito.

Também participaram da reunião o presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, e a representante da Frente Nacional de Prefeitos, Aline Martins. 


Fonte AMN

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem