Trabalhos de instalação elétrica buscam reduzir incêndios no centro de CDE


O centro de Ciudad del Este é considerado uma bomba-relógio no que diz respeito às instalações elétricas, já que cabos emaranhados podem causar grandes incêndios. A ANDE, companhia de energia elétrica do Paraguai, está atualmente realizando as obras do sistema elétrico subterrâneo na área da quarta etapa. Espera-se que isso elimine conexões de ar, que representam um perigo e também geram poluição visual. Por sua vez, o Município comunicou as empresas de telefonia e internet a remover e solicitar a fiação.


Vários pequenos incêndios já foram registrados no centro de Ciudad del Este devido ao mau estado das instalações elétricas. Na última vez, o incêndio destruiu mais de uma dezena de tendas comerciais instaladas em vias públicas, pertencentes a pequenos comerciantes. O fogo se espalhou rapidamente porque um material instalado pela Prefeitura no telhado das baias era altamente inflamável.


A Administração Nacional de Eletricidade (ANDE) realiza as tarefas de instalação elétrica subterrânea nas ruas que compõem a quarta etapa, são elas: Adrián Jara, Carlos Antonio López, Luis María Argaña, Dom Rodríguez, Rubio Ñu e Itá Yvaté. A empresa vencedora da licitação pela estatal é a Tecmont S.A.


O técnico da empresa, Alfredo Vega, destacou que se trata de uma reestruturação de baixa e média tensão em via subterrânea, que terá 18 posições de intervenção com troca de 23 transformadores. Isso significará a retirada de todas as linhas aéreas, ou seja, vai acabar com a fiação e os antigos pilares daqueles setores do centro da cidade.


“Ao final da obra, serão retiradas as colunas e as linhas aéreas daquele setor da cidade, o que consistiria na redução gradativa da poluição visual, na retirada dos antigos pilares de iluminação pública e na melhoria geral das laterais com iluminação ornamental”, explica Vega. .


Ele falou também que lá foram usados transformadores que já têm até 41 anos e que, com a renovação desses aparelhos, serão evitados os frequentes cortes de energia devido a quebras desses aparelhos.


Por sua vez, o responsável da Zona Urbana do Município de CDE, Mário Montiel, disse que as companhias telefônicas e os fornecedores de internet são chamados a eliminar os cabos em mau estado que permanecem na zona central. Ele afirmou que as empresas já foram notificadas.

Perigo


Por sua vez, a arquiteta do Município, Magdalena Aguilera, disse que o estado dos cabos a cada centímetro na zona da baixa representa um perigo para toda a população. “Já ocorreram vários pequenos incêndios em decorrência de fiação e linhas de transmissão. Estaríamos remediando isso com essas obras”, disse a dirigente.


Há menos de um mês, várias tendas instaladas nas calçadas foram transformadas em cinzas após um incêndio gerado por um curto-circuito, por instalações elétricas precárias.



Fonte: Portal da Cidade com La Clave

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem