Foz do Iguaçu defende fortalecimento no enfrentamento à pandemia nas cidades do extremo oeste

O prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro defendeu nesta quarta-feira, 10, a instalação de mais leitos de UTI no extremo Oeste, já que há um aumento de casos da Covid-19 nas cidades - Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Matelândia, Missal, Ramilândia, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu - da 9ª regional de saúde. O Hospital Municipal Padre Germano Lauck é a única referência pública de toda região no tratamento da doença.


“Apesar do início da vacinação, ainda não é momento de baixar a guarda. Os números de casos tem aumentado e isso tem preocupado. Foz do Iguaçu é a cidade referência para os demais municípios e, por isso, temos que trabalhar juntos com muita responsabilidade para diminuir os índices de internamentos hospitalares”, disse Chico Brasileiro na reunião com gestores de saúde na sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu em Medianeira. O encontro foi convocado a pedido do prefeito de Foz.


Na reunião foram discutidas alternativas para ampliar o número de leitos na regional, implantação de medidas preventivas e de monitoramento dos casos, além de uma ação conjunta para inibir as aglomerações na região. “Passamos por um momento muito delicado e o consórcio defende soluções para melhorar os atendimentos à população da região”, disse o presidente do consórcio e prefeito de Missal, Adilto Ferrari.


Oficinas

Gestores de saúde de Foz do Iguaçu apresentaram um breve panorama das estruturas do hospital municipal que, apesar do subfinanciamento – custeio extra absorvido pela prefeitura -, aumentou de 17 para 50 leitos exclusivos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 e possui uma das melhores estruturas hospitalares do Brasil.


"Esses encontros são importantes porque também orientam os gestores sobre como enfrentar a pandemia em vários aspectos. Relatamos a realidade de cada cidade, além de promover um amplo debate, expor as demandas e as dificuldades. Essas oficinas realizadas aqui são uma base de apoio para toda equipe de saúde", disse Rosa Jeronymo, secretária de Saúde de Foz do Iguaçu.


O encontro prossegue nesta quinta-feira, 11, com as oficinas de orientação sobre o orçamento e financiamento e o controle social, ambos no SUS. Na quarta-feira, os gestores foram orientados sobre as atualizações da base legal do SUS, responsabilidade sanitária e instrumentos de gestão.


"As oficinas colocam os secretários de saúde a par das atualizações de sistemas, novas normativas e as portarias que atendem o estado e os municípios da região", destacou Iélita Santos, chefe da 9ª Regional de Saúde.  O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sérgio Fabriz, também participou da reunião.


Fonte: Assessoria

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem