Foz do Iguaçu tem refrigeradores de ponta para acondicionar vacinas

Foz do Iguaçu dispõe de todos os equipamentos necessários, especialmente refrigeradores, para acondicionar em baixas temperaturas e iniciar a campanha de vacinação contra a Covid-19, tão logo as vacinas sejam recebidas pelo município. 


"O sistema de saúde municipal conta com refrigeradores específicos para a vacina. Esses refrigeradores e câmaras portáteis de vacinação possuem a tecnologia necessária para o armazenamento das vacinas, tanto da campanha contra a Covid-19 como as demais", disse a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.

Segundo Adriana Izuka, responsável pelo Programa Municipal de Imunização, os equipamentos adquiridos pela Prefeitura têm controles de temperatura via internet e baterias, no caso de queda de energia. "São refrigeradores que mantêm a temperatura entre e 2 a 8 graus e possuem alarmes que são acionados em caso de alguma alteração". 

"Cerca de 30 salas de vacina têm esses equipamentos. A central de rede de frio do município conta com 11 refrigeradores específicos para vacina, onde fica armazenado o estoque de imunizantes do município", completou.

Vacinas

A 9ª Regional de Saúde deve receber até terça-feira (19) nove mil doses da Coronavac, que serão divididas proporcionalmente entre Foz do Iguaçu e outras oito cidades da região:  Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu e São Miguel do Iguaçu. A expectativa é que as vacinas sejam distribuídas aos municípios no mesmo dia.

No domingo, 17, a regional recebeu os insumos da Secretaria Estadual de Saúde - seringas e agulhas, máscaras de proteção individual, aventais e carteiras de vacinação - necessários para a vacinação segura.

Adriana Izuka adiantou que Foz do Iguaçu tem mais de sete mil trabalhadores da área da saúde. "Só para este público, são necessárias quase 15 mil doses, levando em conta que para a eficácia total do imunizante devem ser aplicadas duas doses. Vamos receber uma quantia menor do que o número de trabalhadores da saúde e, por isso, neste primeiro momento são priorizados os grupos de linha de frente no tratamento da Covid-19 ". 

Foz do Iguaçu deve receber cerca de três mil doses do imunizante. "Estamos preparados e com esperança que essa vacina reduza o número de mortes no Paraná. Temos um plano municipal organizado e a equipe necessária para iniciar a vacinação. Essa vacina é a esperança de uma retomada ainda mais forte da vida de todos os moradores de Foz do Iguaçu", destaca Rosa Jeronymo. 

A secretária lembra ainda que a população precisará manter os cuidados, como higienização das mãos, uso de máscaras e distanciamento social, para acelerar a diminuição de casos da doença e o fim da pandemia.


Fonte: Assessoria

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem