Cerimônia marca aniversário de 88 anos do Batalhão do Exército de Foz do Iguaçu


O 34º Batalhão de Infantaria Mecanizado (34º BIMec) de Foz do Iguaçu comemora, nesta sexta-feira (06) 88 anos de criação.

Para marcar a data, uma cerimônia cívico-militar foi realizada no pátio de formatura do batalhão, que deverá ser o primeiro do Paraná a ser integrado ao Sisfron (Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras).

A história do exército na região teve início em 1889, quando um pelotão chegou para fazer um censo dos moradores do lado brasileiro da fronteira. Na época, os militares encontraram no local uma população de 324 pessoas, a maioria de paraguaios e argentinos.

No mesmo ano foi fundada a Colônia Militar do Iguaçu, que permaneceu na região entre 1889 e 1913.

A atuação da organização militar foi fundamental para a criação da Vila Iguassu, em 1914, que mais tarde, em 1918, passou a se chamar Foz do Iguaçu. Após a emancipação de Foz, o governo federal retirou da fronteira as organizações militares que haviam servido ao longo dos anos da Colônia Militar. Foi só em 1932 que o Exército Brasileiro voltou à fronteira.

SISFRON

A estrutura para receber o Sisfron já está pronta. Agora serão montados os equipamentos. O Sisfron será mais uma ferramenta para o combate ao trafico de drogas e armas e a integração total das forças de segurança que atuam nas fronteiras brasileiras.

Fonte: JC1

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem