Os candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu que participaram do Jogo Eleitoral do g1 puderam enviar um comentário de até 500 caracteres sobre as respostas dadas.
Todos os candidatos foram convidados a participar do game. Apenas Jurandir de Moura Latinha (Rede) se recusou.
O Jogo Eleitoral é uma ferramenta criada para ajudar o eleitor a ver com qual candidato mais se identifica. Foram elaboradas 10 afirmações levando em conta os temas mais importantes para a cidade.
Cada candidato pôde mostrar seu nível de concordância com elas escolhendo uma das quatro opções: “discordo totalmente”, “discordo parcialmente”, “concordo parcialmente” e “concordo totalmente”. O eleitor, por sua vez, responde às mesmas questões.
Cada resposta dada pelo candidato (e pelo eleitor) tem um número: discordo totalmente (1), discordo parcialmente (2), concordo parcialmente (4) e concordo totalmente (5). A página calcula a diferença entre o número da resposta de cada candidato e o do eleitor.
Todos os pontos (as diferenças entre as respostas do eleitor e as dos candidatos) são somados. O candidato que apresentar o menor número de pontos é aquele cujas respostas mais se aproximam das do eleitor.
Confira os comentários enviados pelos candidatos (por ordem alfabética de nome de urna):
- Airton José (PSB)
Preferiu não enviar comentários. - General Silva e Luna (PL)Eu discordo totalmente da privatização do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, pois acredito que a federalização é a melhor alternativa para garantir o controle público e assegurar que a população tenha acesso a um serviço de qualidade. Defendo totalmente o investimento em telemedicina para reduzir o tempo de espera por consultas. No transporte coletivo, acredito em uma gestão compartilhada. Além disso, priorizo a educação em tempo integral e reformas que promovam a cultura e o meio ambiente.
- Paulo Mac Donald (PP)Iremos recuperar nosso Hospital, UPAs e UBSs, zerando as filas de espera, fornecendo remédio na casa do iguaçuense e usando a telemedicina. Faremos uma educação com ensino integral dos 6 meses aos 10 anos. Teremos uma segurança pública preventiva e estruturada. Iremos remodelar o transporte coletivo e a mobilidade urbana. Vamos desburocratizar a prefeitura e fomentar a economia e o turismo. Tudo com auxílio da tecnologia e inteligência artificial. O iguaçuense, de fato, vai viver Foz do Iguaçu!
- Samis da Silva (PSDB)A gestão deve priorizar a federalização para garantir melhor infraestrutura e recursos. Telemedicina é vital, mas deve ser complementada. O transporte deve considerar parcerias para maior eficiência. Criar espaços culturais são necessários. Reabrir o Bosque Guarani é essencial. Transformar prédios em abrigos deve integrar uma política pública. Construir o Centro Cívico é econômico. Reduzir vagas de estacionamento pode beneficiar o trânsito. A segurança nas escolas deve ser integrada.
- Sergio Caimi (PMB)Todos os temas abordados são de extrema importância para o bom andamento do nosso município e o bem servir ao cidadão iguaçuense, porém como gestores temos o dever de discutir, avaliar e definir cada uma destas situações com muita responsabilidade e zelo. Quero destacar que todos os assuntos abordados tem suas problematicas e devem ser resolvidas com ações efetivas e não paliativas. Garantir um serviço público de qualidade ao cidadão pagador de impostos é questão de justiça.
- Zé Elias (União)1)O hospital deve ser entregue ao governo federal2)Necessário estender os horários de atendimento3)Deve se tornar política pública4)Há regiões em que temos escolas mas faltam vagas5)Feiras e eventos devem permanecer6)Deve ser privatizado, sem cobrança a iguaçuenses7)Há poucos prédios abandonados, e difíceis de ser habitados8)A cidade tem 110 anos sem paço municipal9)É preciso identificar ciclovias e não prejudicar o comércio10)Precisa treinamento, brigada de segurança e monitoramento eletrônico
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.