O serviço gratuito do Samu em Foz do Iguaçu atende residências, locais de trabalho e vias públicas, com equipes compostas por condutor-socorrista, técnico em enfermagem, enfermeiro e médico, todos treinados para situações de emergência, seja de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétrica ou psiquiátrica.
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) anunciou na quarta-feira, 21, que o Ministério da Saúde entregará seis novas ambulâncias até novembro para renovar a frota do Samu na cidade. “Essa é uma grande conquista, com o apoio do deputado Zeca Dirceu, que acompanha e auxilia nas demandas de Foz e da área da saúde. As ambulâncias serão entregues após as eleições municipais, devido à lei eleitoral, mas é certo que Foz terá uma nova frota do Samu”, afirmou o prefeito.
Cada ambulância, avaliada em R$ 320 mil, faz parte de um investimento total de R$ 2 milhões, dentro de um lote de 280 unidades que o Ministério da Saúde distribuirá. O objetivo do governo federal é que, até 2025, apenas veículos com até cinco anos de uso estejam em operação, com uma renovação planejada de 1.780 unidades.
“O Paraná já recebeu, sob a atual gestão, 214 ambulâncias básicas do Samu e 63 UTIs móveis. O serviço está disponível em todos os 399 municípios do estado, com 276 ambulâncias em operação, das quais 240 são habilitadas pelo Ministério da Saúde”, destacou o deputado Zeca Dirceu.
Samu em Foz
De acordo com o coordenador regional do Samu, Jayme Carriello, atualmente, Foz conta com cinco ambulâncias básicas, duas UTIs móveis, uma picape de intervenção rápida (VIR) e duas motolâncias. “Dessas ambulâncias, três estão com o motor comprometido: uma está em reparo, outra aguardando conserto e a terceira precisa ser descartada. Todas as ambulâncias já têm mais de cinco anos de uso e rodaram mais de 150 mil quilômetros, algumas até 350 mil”, explicou Carriello.
“Atualmente, temos sete ambulâncias em operação e três na oficina. Frequentemente, precisamos parar alguma delas. A VIR é nova, e as duas motolâncias foram recebidas já usadas da Guarda Municipal. Com a chegada das seis novas ambulâncias, poderemos recuperar as melhores, mantendo sete em operação e três como reserva técnica para manutenção de rotina”, acrescentou.
O Samu de Foz do Iguaçu realiza, em média, 70 atendimentos diários, totalizando 1,7 mil por mês e 20 mil por ano. O número de emergência 192 recebe cerca de 37 mil chamadas anuais, com uma média de três mil por mês e 102 por dia. O serviço é prestado por uma equipe de 15 enfermeiros, 35 técnicos de enfermagem concursados, 32 condutores terceirizados e 22 médicos. “O Samu em Foz do Iguaçu começou a operar em junho de 2006, com apenas quatro viaturas”, completou Carriello.
Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.