Seis meses depois de iniciada a construção da segunda ponte
entre Brasil e Paraguai sobre o Rio Paraná, entre Foz do Iguaçu e Presidente
Franco, município vizinho a Ciudad del Este, as obras na margem direita começam
a ganhar o ritmo esperado. Após várias reuniões e planejamentos envolvendo instituições
diretamente ligadas à obra, todos os obstáculos aos trâmites aduaneiros
finalmente foram superados.
Como consequência disso, nesta segunda-feira (3), houve o
primeiro transporte de insumos de construção civil para o lado paraguaio. O
material será usado na montagem do canteiro de obras daquele lado da ponte, que
é totalmente custeada pela usina de Itaipu. A obra garantirá uma nova era para
a economia de toda a região.
A próxima etapa será a construção da ensecadeira do pilar
principal da ponte. Na prática, isso significa que, a partir de agora, o
transporte de materiais e insumos entre Brasil e Paraguai para esse fim será
rotineiro. A expectativa é que a obra do lado paraguaio adquira o ritmo
desejado e se equipare ao andamento do lado brasileiro, bastante adiantado.
Foram meses de negociação entre várias instituições
parceiras, como Receita Federal, Polícia Rodoviária Federal, DNIT, Ministério
de Relações Exteriores, governo do Paraná e a Itaipu, que está bancando a nova
ligação. A Diretoria de Coordenação está acompanhando a obra passo a passo.
Além de todos esses esforços, um decreto assinado pelo
presidente Mario Abdo Benítez, o Marito, na semana passada, considerando a obra
da Ponte da Integração Brasil-Paraguai de interesse nacional, também ajudou a
destravar o processo burocrático.
Pronta em junho de 2022
Se tudo ocorrer dentro do esperado, a segunda ponte ficará
pronta em junho de 2022. Por ela transitará todo tipo de veículo. A nova
ligação desafogará o tráfego da Ponte da Amizade, também sobre o Rio Paraná,
que não terá mais o trânsito de caminhões.
Os caminhões pesados, que hoje trafegam pelo corredor
turístico e vias centrais de Foz do Iguaçu, passarão a utilizar a Perimetral
Leste, ligação entre a nova ponte e a BR-277. Será necessário construir um novo
Porto Seco, mas o tema já está bastante adiantado.
Outras obras
Em 2021, outra obra importante para o turismo e
desenvolvimento regional, com aporte de Itaipu, também deverá ficar pronta: a
ampliação da pista de embarque e desembarque do Aeroporto Internacional de Foz
do Iguaçu.
Além do aeroporto, Itaipu também está realocando recursos
obtidos com a economia em gastos sem aderência à missão da usina em outras
obras estruturantes, como a modernização do Hospital Ministro Costa Cavalcanti
e a conclusão do mercado municipal, assim como em novos roteiros turísticos
dentro e fora da usina.
Um deles será o circuito que ligará o futuro mercado à
usina, passando por lugares que remetam à época da construção. Em outubro, o
Gramadão passará por uma revitalização e será transformado em um grande parque
de lazer.
O diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva
e Luna, quer agilidade em todas as obras anunciadas. “Foz do Iguaçu merece ser
dotada de infraestrutura adequada para o bem-estar de sua gente e os turistas
que visitam a cidade”. E complementa: “esse é o nosso compromisso. Vamos deixar
um legado para essa e as futuras gerações”.
O que é
A Ponte da Integração vai ligar Foz do Iguaçu (Brasil) a
Presidente Franco (Paraguai) e ajudará a aliviar o trânsito de veículos pesados
na Ponte da Amizade, hoje única ligação entre os dois países sobre o Rio
Paraná.
A nova estrutura terá 760 metros de comprimento e vão-livre
de 470 metros, com duas torres de 120 metros de altura. A pista será simples,
com 3,7 metros de largura de cada lado, acostamento de 3 metros e calçada de
1,70 metro.
O investimento previsto é de R$ 463 milhões, dos quais R$
323 milhões serão usados na ponte e R$ 140 milhões, nas obras da Perimetral
Leste, ligação entre a nova ponte e a BR-277. O Governo do Estado é responsável
pela gestão da obra.
Fonte: Assessoria
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