Prolongamento da Avenida João Paulo II será a primeira obra com pavimento de concreto


 

As obras de prolongamento da Avenida João Paulo II vão marcar a implantação inédita da pavimentação em concreto no município, proporcionando uma maior vida útil a via e economia aos cofres públicos, com menor número de intervenções. 

O lançamento do projeto aconteceu nesta terça-feira (31), no Hotel Viale Cataratas, com a assinatura do Termo de Conversão de Área (TCA) pelo prefeito Chico Brasileiro e representantes da Lote Grande Empreendimentos Imobiliários, empresa que executará as obras.


Também participaram do evento empresários locais, membros do trade turístico, secretários e vereadores. 

O projeto prevê a implantação de um novo trecho de aproximadamente dois quilômetros na Avenida João Paulo II, ligando a Rua Jorge Sanwais, na região do bairro Panorama, até a Avenida das Cataratas, passando pela Avenida Felipe Wandscheer. 


O investimento na obra é de aproximadamente R$ 13 milhões (incluindo drenagem, pavimentação, ciclovia, calçadas e paisagismo) e será feito através do termo de conversão de área, procedimento administrativo regulamentado em fevereiro deste ano, a partir do decreto nº 31.147/2023, que permite que loteadoras executem obras de interesse do Município em processos de parcelamento de solo para fins urbanos, agilizando projetos em benefício da população.


“Essa obra traz um símbolo importante para a cidade do futuro, porque estamos transformando áreas em obras de interesse da população, e essas transformações estão sendo possíveis em virtude da regulamentação do Termo de Conversão de Área, que possibilita a conciliação de interesses públicos e privados em projetos de infraestrutura, sempre com transparência e eficiência”, disse o prefeito Chico Brasileiro. 


O secretário de planejamento do município Andrey Bachixta, lembrou que outras 15 obras dentro desta modalidade estão em andamento na cidade. “Ao todo, já possuímos 15 obras em andamento com investimentos que ultrapassam 27 milhões de reais, entre elas estão a reforma do Ginásio Costa Cavalcanti, a construção Cmei no Jd Dona Brida, o prolongamento na Av. Safira, obras de infraestrutura na rua César Garcia da Rocha, no Três Lagoas, entre outras", informou. 


Benefícios

Para o representante da Associação Brasileira de Cimentos Portland (ABCP), Alex Maschio, a implantação do pavimento em concreto articula as dimensões econômica, social e sustentável nas obras de infraestrutura do município. 


“A ideia desse projeto é colocar as ruas como catalisadoras da transformação urbana, em que as ruas moldam a mentalidade e a concepção do cidadão sobre as obras de infraestrutura. Todo o projeto foi desenvolvido com a integração do viés sustentável, social e econômico, com a implantação de um bem duradouro”, informou.


Segundo dados da ABCP, o pavimento em concreto possui inúmeras vantagens, tais como grande durabilidade com pouca manutenção, vida útil maior de 20 anos e menor número de intervenções. O material também elimina operações de recapeamento, melhora a visibilidade  (até 30% a mais de reflexão de luz), e gera uma economia de 30% a 60% de energia na iluminação pública.



Fonte: Agencia Municipal de Noticias

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem