Unidade Móvel para atendimentos em saúde é montada na Praça da Paz



Com uma grande estrutura móvel e de atendimento montadas no centro da cidade, a Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu realiza ao longo da semana especial de promoção em saúde para a população. Até sexta-feira, 12, das 9h às 12h, equipes da pasta estarão na Praça da Paz para promover campanhas integradas do Novembro Azul, mês de promoção e prevenção à saúde do homem; o Novembro Vermelho, de combate ao câncer de boca e o Dia Mundial do Diabetes, em 14 de novembro. 


Aracely de Souza caminhava pelo centro quando decidiu parar e realizar alguns exames. Após sofrer um infarto há menos de um ano, redobrou os cuidados com a saúde. 


“Foi um susto muito grande e graças a Deus eu não fiquei com sequelas, mas não quero que isso volte a acontecer, então tento me cuidar mais. Quando vi a Unidade Móvel aqui eu sabia que seria bem atendida, pois já procurei por eles em outras oportunidades e foi sempre bom”, disse. 


No local, a paciente realizou o teste rápido de glicemia e aferição da pressão – alguns dos atendimentos realizados, que ainda contam com avaliação do pé diabético, avaliações odontológicas e distribuição de kits de higiene bucal para sensibilizar a população e intensificar as ações de prevenção e diagnóstico do câncer de boca.


Haverá ainda rodas de conversa sobre educação em diabetes e a importância da atividade física, orientações sobre alimentação saudável e práticas de alongamento e pilates.


A Associação dos Diabéticos de Foz do Iguaçu (ADIFI) é parceira na organização da semana e também montou um posto para tirar dúvidas, realizar exames e orientar os interessados. 


Segundo a secretária de Saúde, Rosa Jeronymo, essa primeira edição do evento servirá também como teste para a realização anual da ação. “Queremos que isso se torne um evento presente todos os anos no calendário da cidade. São três campanhas importantes para o mês de novembro, então é necessário dar uma atenção ampla para cada uma das situações”, afirmou. 


A diretora de Atenção Básica, Jaqueline Tontini, também reforça a importância da participação da população nos dias das ações. “Temos equipes completas que realizam esses exames e conversam sobre cada resultado. Em caso de complicações, temos um médico já pronto para atender, que pode até mesmo prescrever medicações, que serão retiradas nas farmácias que montamos aqui. Podem nos procurar que iremos receber com muita atenção”, convida. 


Diagnóstico precoce e orientações


Para a gerente da Linha de Atenção à Doenças Crônicas da Secretaria de Saúde, Angela Bahls, as três campanhas focam principalmente no diagnóstico precoce e orientação a quem já possui as doenças. 


“O diabetes é a terceira maior causa de morte por doenças em todo mundo, com aumentos consideráveis nos últimos anos. Por isso o alerta é importante, pois afeta toda a rede de saúde, pois leva a longas internações e graves consequências”, relata. 


Sobre a campanha Novembro Azul, Bahls ainda destaca a importância de homens procurarem atendimentos e cuidarem da saúde, algo que ainda não acontece com frequência. 


“Os homens ainda sofrem com esse tabu sobre os cuidados, principalmente sobre o câncer de próstata. É preciso quebrar essa barreira, pois se trata de saúde e vida. Com a nossa intenção de integrar ao calendário, acreditamos que isso pode ser melhorado ao longo dos anos”, detalhou.


Fonte: Assessoria

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem