Matrículas para o 1º ano na rede municipal de ensino começam na segunda-feira (08)



A Secretaria Municipal da Educação dará início, na próxima segunda-feira (08), ao período de matrículas para o 1º ano do ensino fundamental. O prazo seguirá até o dia 10 de novembro para alunos egressos dos CMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil) e também da rede privada. 


A mãe, o pai ou responsável legal pela criança deverão comparecer a uma das 50 escolas do município, portando os documentos pessoais (da criança e do responsável) e a declaração de matrícula do Infantil 5, emitida pelo CMEI, ou da pré-escola, emitida pela instituição de ensino da rede particular.


Para frequentar o 1º ano do ensino fundamental, a criança deve ter 6 anos completos ou a completar até 31 de março de 2022. O Município não se obriga a garantir vaga escolar em instituições ou turnos de preferência do aluno ou de sua família.


Rematrículas


Para todos os alunos do ensino fundamental (2º ao 5º ano, Classes Especiais e Educação de Jovens e Adultos) já matriculados na rede municipal de ensino, as rematrículas poderão ser realizadas de forma automática com encaminhamento do formulário através do aluno, entre os dias 16 a 19 de novembro.


Os pais deverão ser chamados para realizar a rematrícula presencial caso haja mudança de horário de turmas, neste caso os responsáveis legais deverão ser comunicados antecipadamente. 


Transferências


As transferências e matrículas para alunos de todos os anos/ modalidade de ensino, egressos e provenientes de outras redes de ensino, de outros municípios ou estados e entre as escolas da rede municipal começarão em fevereiro de 2022. Para alunos com matrícula ativa na rede municipal de Foz do Iguaçu, a transferência será realizada somente mediante a apresentação da declaração de vaga emitida pela escola de destino. 


EJA


As matrículas para a Educação de Jovens e Adultos serão efetivadas a partir de fevereiro. Os alunos desistentes do processo de escolarização de outros anos letivos poderão ter seus conhecimentos aferidos através de um processo de classificação para a matrícula na fase I  (Rede Municipal) na própria escola e na Fase II (Rede Estadual) na sede da Secretaria da Educação  com a Coordenação do curso.


Documentação Obrigatória


Os documentos necessários para ingresso na rede municipal do ensino fundamental (anos iniciais) são: Certidão de Nascimento (original e cópia); RG e CPF, caso a criança tenha (original e cópia); RG e CPF dos pais ou responsável legal;  Cartão SUS – Sistema Único de Saúde (original e cópia); Comprovante de atualização do Cadastro Único (Programa Bolsa Família), caso tenha; Fatura da concessionária de energia elétrica atualizada; Declaração de Vacinação atualizada, emitida pela unidade de saúde; Documento de guarda unilateral, regulamentação de visitas, medida protetiva e outros que restrinjam ou ampliem os responsáveis e telefone atualizado.


Fonte: Assessoria

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