Novos semáforos de Foz do Iguaçu seguirão a "inteligência" da Vila A



A sincronização dos semáforos nos principais cruzamentos de Foz do Iguaçu seguirá o modelo implantado no projeto Vila A Inteligente, disse neste sábado, 11, o prefeito Chico Brasieiro (PSD). "Vamos fazer igual ao modelo que a Itaipu Binacional implantou na Vila A, que funciona através de câmeras (de monitoramento) e inteligência artificial", destacou Brasileiro ao se referir sobre o projeto desenvolvido pelo Parque Tecnológico Itaipu, referência para outras cidades como Londrina que tem modelo similar na rua Sergipe.

Chico Brasileiro antecipou que o Foztrans está finalizando o projeto para a licitação que deve ocorrer no próximo trimestre. "A engenheira de trânsito, Priscila Mantovani (Foztrans)  trabalhou muito nesse projeto", informou. O estudo deixará o edital de concorrência mais didático, atraindo a atenção de empresas, uma vez que já existe um modelo funcionando em Foz do Iguaçu.

A adaptação, que envolve toda a equipe técnica do Foztrans, vai impedir o que ocorreu na primeira tentativa de contratar um novo sistema, sem a participação de empresas. "A primeira licitação foi deserta, não teve concorrentes. Agora está sendo relançada e prevê não só a sincronização, mas seguirá o modelo que a Itaipu implantou na Vila A", reforçou.

"As câmeras vão captar o movimento dos semáforos e vai abrir ou fechar mais rápido, dependendo do número de veículos naquele trecho ou cruzamento da via. Não vai abrir ou fechar por um minuto, digamos, a câmera vai capturar a imagem do cruzamento, assim como os outros a seguir, e vai dizer se o movimento abre ou fecha naquele semáforo".


Projeto

Os primeiros semáforos com inteligência artificial entraram em funcionamento no início do ano nas principais ruas e avenidas da Vila A, dentro do programa de Cidades Inteligentes. Com a tecnologia, os equipamentos são autossuficientes e capazes de entender os fluxos de veículos, aumentando ou diminuindo o tempo de cada sinal.


O tempo desses semáforos é definido pelo Foztrans, que já conhece os fluxos e os horários de tráfego mais intenso da região. Os semáforos inteligentes são implantados principalmente em cruzamentos movimentados e por serem controlados por um software inteligente que age em tempo real, recebem alterações em todos os ciclos, mantendo o sincronismo e “onda verde” das vias.


Fonte: Gdia

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem