Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu já aplicou mais de 34 mil doses das vacinas contra a covid-19


 A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu já aplicou 34.593 doses das vacinas contra a covid-19, de um total de 35.856 recebidas até o momento. Foram 26.603 de primeira dose e 7.990 de segunda dose. 


Uma nova remessa, com 242.050 doses chega ao Paraná nesta quinta-feira (08) e deve ser distribuída aos municípios nos próximos dias. São 127.250 imunizantes da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e 114.800 da Coronavac/Butantan.


A data de recebimento e a quantidade de doses para Foz do Iguaçu ainda não foram confirmadas pelo Governo do Estado, mas a expectativa é retomar a vacinação em idosos com 65 anos, conforme prevê o Plano Estadual de Vacinação contra covid-19. O Município aguarda a chegada de novos imunizantes para retomar o sistema de agendamento eletrônico, através do site da Prefeitura. 


Nesta semana, foram enviadas apenas 300 doses para Foz do Iguaçu, 120 para idosos acima de 65 anos e 180 para profissionais das forças de segurança. A relação destes trabalhadores foi enviada à Vigilância Epidemiológica pela 9ª Regional de Saúde e contemplou guardas municipais, policiais civis, militares, federais, rodoviários federais e bombeiros. 


Segunda dose 


A Secretaria de Saúde segue aplicando a segunda dose da vacina contra a covid-19 em idosos e profissionais da saúde. A orientação é que as pessoas confiram a data de retorno anotada na carteira de vacinação e compareçam ao local onde receberam a primeira dose. Não é necessário o agendamento.


Tanto a Coronavac quanto a AstraZeneca devem ser ministradas em duas doses. A Coronavac com intervalo de 25 dias e a AstraZeneca com intervalo de 84 dias. Mesmo com o esquema vacinal completo (duas doses) contra o coronavírus, devem ser mantidos os cuidados referentes à prevenção da doença.


Campanha de Alimentos 


A campanha “Vacina salva vidas, sua doação também”, desenvolvida pela Secretaria de Saúde, está arrecadando alimentos não perecíveis que serão distribuídos as famílias carentes de Foz do Iguaçu. As doações podem ser feitas na sede da Vigilância em Saúde e, quando o agendamento for retomado, as 19 unidades de saúde também receberão os mantimentos. 


“Queremos aproveitar este momento da vacinação e transformá-lo em um momento de solidariedade, para aqueles que puderem contribuir com a doação de um quilo de alimento não perecível. A vacina salva vidas, e a alimentação também é fundamental para salvar vidas daqueles que mais precisam”, afirma a secretária municipal de Saúde, Rosa Jeronymo.



Fonte: Assessoria

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem