Poluição no Paraná diminui e qualidade do ar melhora em 2020, diz IAT


A emissão de gases poluentes diminuiu em 2020, em média, 10% no Paraná, em comparação com o ano de 2019, segundo o Instituto Água e Terra (IAT). O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (3).

De acordo com o IAT, a menor circulação de veículos e a diminuição de atividades nas fábricas por causa da pandemia do novo coronavírus impactaram para a melhora do ar no estado.

Conforme o monitoramento, feito nas 11 estações do instituto, a redução dos níveis de poluição chegou a cerca de 40% entre março e agosto.


Conscientização


De acordo com o IAT, poluente é toda e qualquer substância presente no ar que, pela concentração, o torna impróprio ou nocivo à saúde e ao meio ambiente.


A geração de poluição acontece por atividades das industriais, usinas termoelétricas e por veículos.

Para a redução da poluição nas cidades, a população também deve se conscientizar e descartar resíduos sólidos de maneira correta, evitando a queima.


Monitoramento


Conforme o instituto, a escala do índice da qualidade do ar pode ter reconhecimento bom, regular, inadequado, ruim ou péssimo.


Atualmente, o estado está com o índice considerado bom. Isso significa que a qualidade do ar está satisfatória e que oferece pouco ou nenhum risco à saúde da população.


O Paraná é um dos poucos estados que mede as emissões atmosféricas em chaminés, que são vilões da qualidade do ar, principalmente, nas indústrias que possuem caldeiras, fornos, secadores ou qualquer equipamento que lance na atmosfera gases ou partículas.


As medições são realizadas diariamente pelo instituto, que é vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.


Seis estações ficam na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e cinco no interior, em Ponta Grossa, Paranaguá, Londrina, Maringá e Cascavel.


Fonte: G1Paraná

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem