Feira Internacional do Livro entra no calendário oficial de Foz do Iguaçu


Depois de anos de sucesso, chegando a atrair um público de 60 mil pessoas, e de passar por momentos de incertezas, mesmo antes da pandemia, a Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu volta à pauta da Câmara de Vereadores e pode receber, além de apoio e emendas no orçamento, uma nova data.


A iniciativa foi dos vereadores Adnan El Sayed e Kalito, ambos do PSD, depois de discussões com livreiros, e prevê a primeira quinzena de setembro para a realização do evento.


Uma Lei de 2009, de autoria do ex-vereador e atual secretário de administração, Nilton Bobato, definia o primeiro semestre do ano como época para o evento, o que gerou críticas por parte do setor do livro e da literatura.


Segundo os parlamentares autores do novo projeto, a escolha da primeira quinzena de setembro foi feita a partir de uma demanda trazida por livreiros e produtores culturais. "É um período de pré temporada para o turismo, ampliando as possibilidades para quem visita a cidade nessa época e por englobar o feriado de 7 de setembro, permitindo a maior participação da população.", afirmaram na justificativa apresentada à Câmara. E complementaram, destacando o caráter simbólico do evento: "a Feira Internacional do Livro já é um patrimônio imaterial da cultura da cidade, merecendo destaque, prestígio e a garantia de continuidade.".


Além disso, os vereadores querem, num segundo momento, debater com os interessados no evento questões como o local de realização da Feira e o modelo de financiamento, comissão organizadora e participação do Poder Público.


Leia na íntegra a justificativa apresentada por Adnan e Kalito:


Considerando a importância da Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu, tendo sido realizadas 15 edições, no fomento, divulgação e democratização do livro, da leitura e da literatura em nossa cidade.


Considerando também a relevância de um espaço público, aberto e plural para a comercialização de livros e de produtos ligados ao mercado editorial de língua portuguesa e estrangeira.


Considerando ainda a vocação turística da cidade, sendo o Calendário levado para o mundo todo que visita Foz do Iguaçu.


Considerando também o esforço do Poder Público Municipal nos últimos anos, em especial da Fundação Cultural, de organizar o evento e do Núcleo de Livrarias e Sebos da ACIFI em atuar ativamente na atividade, bem como o valor do evento para milhares de pessoas em Foz do Iguaçu.


Considerando ser também a primeira quinzena uma época relevante para tal evento por:

1- ser um período de pré temporada para o turismo, ampliando as possibilidades para quem visita a cidade nessa época;

2- englobar o feriado de 7 de setembro, permitindo a maior participação da população e;

3- atendendo uma demanda (por esse período) trazida por livreiros e produtores culturais.


E considerando, por fim, que a Feira Internacional do Livro já é um patrimônio imaterial da cultura da cidade, merecendo destaque, prestígio e a garantia de continuidade.


Apresentamos a presente proposta para apreciação desta Casa de Leis e, aprovado, para sanção do Executivo.



Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem