Aceleração do Ecossistema e foco no mercado são prioridades do PTI em 2021

A aceleração dos projetos e dos resultados no ecossistema do PTI, a partir de uma atuação focada para o mercado, e a inovação tecnológica são prioridades do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) em 2021. Essa foi a ênfase apresentada na live "Apresentação de resultados estratégicos 2020", pelo general Eduardo Garrido, diretor superintendente do Parque Tecnológico, que contou com a participação de cerca de 500 colaboradores, que receberam camisetas do PTI e participaram de uma ação integrada nas redes sociais, destacando a hashtag oficial do Parque Tecnológico #PTIjuntossomosmaisinovadores.


A live contou também com a participação dos demais diretores do PTI: Flaviano da Costa Masnik, diretor administrativo-financeiro; Rafael José Deitos, diretor técnico; e Rodrigo Régis de Almeida Galvão, diretor de negócios e inovação. O objetivo foi apresentar os resultados do PTI em 2020 e debater as expectativas para este ano.


Segundo o general Eduardo Garrido foram cumpridas 81% das metas e realizadas 94% das iniciativas estratégicas planejadas. Além disso, os principais resultados da diretoria superintendente em 2020 foram: elaboração do Plano de Sustentabilidade (2021 - 2024) e Plano de Marketing; monitoramento do planejamento estratégico; revisão de documentos e da política de gestão; criação do comitê de gestão de risco e do comitê de assessoramento estratégico.


Diretoria Administrativa-Financeira


Para Flaviano da Costa Masnik, diretor administrativo-financeiro, o ano de 2020 foi fundamental para renegociações de contratos que geraram uma economia de 44% em relação aos mesmos gastos do ano anterior.


Foram realizadas obras para a revitalização dos espaços dos atrativos turísticos do Complexo Turístico Itaipu e diversas melhorias da infraestrutura do Parque Tecnológico.


Além disso, também foram realizadas a estruturação de um plano de carreira para colaboradores; revisão do regulamento de compras, agilizando em 22% o tempo de entrega; e uma pesquisa sobre o clima organizacional.


Diretoria Técnica


Rafael Deitos, diretor técnico, destacou a importância do investimento na formação do capital Intelectual para a criação de soluções inovadoras. Tal premissa foi essencial para os resultados obtidos nas áreas de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos, Energias Renováveis, Estruturas de Barragens, Inteligência e Gestão Territorial, Segurança Cibernética, Tecnologias Abertas e IoT, Ciência e Educação.


Além disso, Deitos destacou o início dos trabalhos do Vila A Inteligente; a concretização do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e do LabMaker (laboratório que une projetos de pesquisa e desenvolvimento do PTI com empresas incubadas e atividades pedagógicas com crianças e adolescentes), entre outras iniciativas.


Diretoria de Negócios e Inovação


Rodrigo Régis de Almeida Galvão, diretor de Negócios e Inovação, destacou o Programa de inovação aberta para a Sanepar; o Acelera Foz, que abrange várias iniciativas: Desafio Inova Oeste, Programa Integração Universidade Empresas e Inovação Corporativa.


Em 2020, cerca de 40 empresas estavam vinculadas ao Parque Tecnológico, o que levou ao aumento de geração de postos de trabalho no ecossistema do PTI. Apesar da pandemia, houve aumento de 88% no faturamento das empresas incubadas em relação a 2019.


Expectativa para 2021


De acordo com o general Eduardo Garrido, 2020 mostrou que equipe de colaboradores do PTI é forte, coesa e tem condições de superar quaisquer desafios. "Agora, esse ano será a fase de aceleração do nosso ecossistema. Temos que expandir nossa atuação para o mercado com mais inovação. Por isso, precisaremos do compromisso de todos para transformar Foz do Iguaçu", disse.



Assessoria

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem