Prefeitura de Foz do Iguaçu vai tramitar os processos apenas em formato digital


A partir do dia 1° de fevereiro, as repartições públicas da Prefeitura de Foz do Iguaçu passarão a tramitar os processos apenas em formato digital. A medida visa reduzir as despesas com papel, transporte e guarda de documentos, além de dar celeridade e transparência aos processos internos da administração direta e indireta. A economia será de cerca de R$ 500 mil por ano.

Os decretos que proíbem o uso do papel na Administração Pública e implantam o Sistema de Informações Digitais (SID) foram publicados ontem (25) no Diário Oficial do Município.


"O governo municipal deu o passo fundamental para finalmente abolir o uso do papel nos documentos da Prefeitura e promover a completa digitalização do Protocolo Geral do Município. A publicação dos Decretos 2.8900 e 2.8901, que regulamentam o SID - Sistema de Informações Digitais e vetam o uso do documento em papel faz com que, obrigatoriamente, os servidores municipais parem de usar papel na confecção da maior parte dos documentos internos", explicou o secretário de administração Nilton Bobato.


Fica vedada a partir de fevereiro a tramitação interna em formato físico (papel) dos seguintes documentos: Certificação de Notas Fiscais para pagamento; Contratos; Decretos; Empenhos; Memorandos Internos; Pareceres de qualquer natureza; Portarias; Processos Licitatórios; Requerimentos de contribuintes; Requerimentos de servidor público municipal; RMS (Requisição de Materiais e Serviços), além de termos, acordos, convênios e instrumentos afins.


A partir do dia 1° de março, as unidades deverão recusar processos e documentos que estiverem em desacordo com o decreto, restituindo-os às unidades que os encaminharam, especialmente aqueles em suporte físico, quando deveriam ter sido produzidos eletronicamente, informando a motivação da devolutiva.


SID


Para substituir o papel, o município irá utilizar o SID - Sistema de Informações Digitais, desenvolvido pelos servidores da Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação, que permitirá o trâmite de documentos e seus devidos despachos com assinaturas eletrônicas.


"O projeto, além da questão econômica e ambiental, reduz a burocracia, traz mais transparência e celeridade nos processos internos e permite o monitoramento em tempo real do andamento de tudo o que tramitar na Prefeitura, acabando com possibilidades de fura fila e engavetamentos", ressaltou Bobato.


O uso inadequado do processo administrativo eletrônico está sujeito à apuração de responsabilidade civil e criminal, bem como à aplicação de sanções administrativas.


O próximo passo da gestão é implantar, em até quatro meses, o Protocolo Digital pela Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação e Secretaria Municipal da Administração, bem como para os demais documentos administrativos no âmbito do Poder Executivo Municipal.


Assessoria

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem