Patrocínio

Post Top Ad

Destaques

Com inauguração de ampliação da PEF I, Sindarspen alerta para risco de rebelião

Nesta sexta-feira (11) é inaugurada a ampliação da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu I (PEF I). O prédio, que fica do outro lado da Avenida Mercúrio, tem capacidade para 500 detentos e, para trabalhar nessa extensão, foram lotados 40 agentes de cadeia contratados sob o regime PSS.


Com o novo espaço, o Sindarspen (Sindicato dos Policiais Penais do Paraná) divulgou nota, demonstrando preocupação com a Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II, que atualmente conta com baixo efetivo, e aumentando assim, segundo o sindicato "o risco para rebelião".


NOTA

"Enquanto isso [inauguração PEF I], ali perto, na Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu II (PEF II), 12 policiais penais cumprem plantão para dar conta de 970 presos. Essa situação alarmante vem sendo objeto de inúmeros alertas do SINDARSPEN à Secretaria de Segurança Pública (SESP) e ao Departamento Penitenciário (DEPEN).


Quando inaugurou, em 2008, a PEF II tinha 864 detentos e 177 agentes penitenciários, revezando-se em três equipes. Nos últimos anos, a retirada de servidores da unidade vem sendo frequente a ponto de se chegar a essa absurda quantidade de 12 por plantão.


A falta de policiais penais fragiliza as condições de segurança, colocando em risco a vida de servidores, detentos e de toda a sociedade, diante do aumento de risco de fugas e rebeliões. Além disso, as condições impostas pela pandemia do novo coronavírus exigem cuidados especiais com limpeza e fiscalização das ações sanitárias, aumentando as funções dos servidores que já estão sobrecarregados pela falta de efetivo.


Diante desse quadro, o SINDARSPEN alerta mais uma vez para a urgência da necessidade de realização de concurso público para policial penal e para a adoção de medidas paliativas com a contratação de agentes de cadeia temporários para auxiliar os servidores que trabalham na PEF II.



Fonte: Catve

Postagens relacionadadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Patrocínio