Paraguai começa montagem das vigas transversais na Ponte da Integração

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Depois de instalar as vigas longitudinais metálicas de 60 toneladas no lado paraguaio da Ponte da Integração, foram intensificados os trabalhos de montagem das vigas transversais que darão forma a pista da futura ponte que ligará Brasil e Paraguai entre o Porto Meira e Porto Franco.


De acordo com os técnicos e engenheiros responsáveis, a colocação das últimas quatro maiores peças metálicas prefabricadas, localizadas na caixa de equilíbrio e na torre principal, foi concretada há 10 dias. Para essa operação bastante complicada, foram utilizadas gruas com capacidade para içar 500 toneladas.


Vigas transversais
Logo após essa operação, os operários iniciaram os trabalhos de soldagem (com máquinas de alta precisão, tipo MIG E MAG) de outras sete vigas menores, de cinco toneladas cada uma, para aderência das vigas longitudinais.


Os engenheiros de Itaipu informaram que uma vez concluído esse processo, terá início a montagem da primeira pista de rodagem que será colocado entre as vigas para, posteriormente, ser conectado ao rio com máquinas especialmente projetadas para essa finalidade.


Os técnicos da superintendência de obras da Itaipu afirmaram que esses trabalhos deverão começar em dezembro, conforme as tarefas previstas no cronograma. Também prosseguem os trabalhos de concretagem das colunas da ponte.


Tanto as vigas longitudinais, como as transversais, foram fabricadas na região metropolitana de Porto Alegre. Para chegar até o canteiro de obras, foi preciso cumprir a travessia de 900 quilômetros em veículo especialmente projetado para transportar essa estrutura.

Fonte: Assessoria

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