Unidade de Saúde 24 horas será inaugurada nesta sexta no Porto Meira


Será inaugurada nesta sexta-feira (13), às 19h30, a primeira Unidade de Saúde 24 horas na região do Porto Meira. Localizado na Avenida Javier Koelbl, próximo ao CAIC, o espaço foi construído e equipado com recursos próprios do município e apoio do poder Legislativo, na ordem de R$ 1,8 milhão. Moradores da região estão convidados a participar da solenidade de entrega.

A unidade, que leva o nome de Padre Ítalo Paternoster, em homenagem ao religioso fundador da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida (SCNSA), atenderá atenção básica, urgência e emergência com foco nos casos suspeitos de dengue.

Com 497 metros quadrados, o local conta com recepção, duas enfermarias, três consultórios médicos, salas de observação, inalação, medicação e multiuso e leitos de emergência adultos e pediátricos.

De acordo com o prefeito Chico Brasileiro, o complexo concretiza um desafio histórico para o Porto Meira. “A região do Porto Meira tem 50 mil moradores. A unidade é fundamental para atender a demanda, distribuir os serviços e melhorar o fluxo de atendimento em Foz do Iguaçu”, disse.
Importância
Diante da epidemia sem precedentes em todo o país e também em Foz do Iguaçu, a obra é símbolo do compromisso do Governo do Município de Foz do Iguaçu com o enfrentamento da doença ao oferecer uma assistência ágil e de qualidade aos usuários.

De acordo com o último boletim, foram notificados 14.400 casos, com 2.571 confirmações da doença.  “Nas últimas semanas, redobramos os esforços para adaptar a unidade, reorganizar escalas médicas, e transformá-la em referência para o atendimento de pacientes da região com dengue”, adiantou Bobato.

A abertura do novo equipamento refletirá ainda na redução das superlotações na UPA Dr. Walter Cavalcante Barbosa, no Morumbi. Atualmente cerca de 30% dos atendimentos feitos nessa unidade são de pacientes da Região Sul. “Serão duas escalas médicas durante 24 horas, com internamento, área de repouso, soro com medicação e toda a estrutura que tem que ter uma unidade 24 horas. A unidade também poderá contrarreferenciar usuários com dengue mais branda para os postos de origem”, explicou Bobato.

Padre

A nomeação da nova unidade em homenagem ao Padre Ítalo Paternoster foi uma indicação feita pelo vereador João Miranda e aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores. Padre Ítalo faleceu em 2008 aos 77 anos e deixou um importante legado, principalmente para a região do Porto Meira.

Além de ter fundado a Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, hoje mantenedora do Poliambulatório do Porto Meira, ele participou ativamente da construção da UBS Padre Monti e de várias melhorias para a região, tais como a escola de apoio aos alunos pobres, a pré-escola Mãe Maria e uma escola para enfermeiros.

Recursos

A construção da unidade teve o apoio do Poder Legislativo com a destinação de emendas impositivas em 2018, no montante de R$ 998 mil, feitas pelos parlamentares João Miranda, Anderson Andrade, Elizeu Liberato, Adriana Luiz, Beni Rodrigues e Márcio Rosa.

Fonte: Assessoria

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem