Alta no dólar deixa pão francês até 10% mais caro no Paraná, diz sindicato

A alta no dólar deixou o pão francês até 10% mais caro nas padarias do Paraná em 2020, de acordo com o Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná (Sipcep).

Desde o início do ano, a cotação do dólar em relação ao real aumentou 18%. Como maior parte do trigo usada para as farinhas de panificação no Brasil é importada, a alta na moeda impacta no preço dos derivados do produto no país.

"A produção envolve muitos produtos importados, entre ele o trigo, então não temos como fugir do dólar", afirmou o presidente do Sipcep, Vilson Borgmann.

No mesmo período, o preço da saca de trigo comercializada no estado aumentou 15% no estado, de acordo com Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

Além do aumento no preço do pão, sindicato afirma que os demais produtos de panificação aumentaram pelo menos 5% no período.

Safra

Além do aumento do dólar, os estoques internos de trigo estão baixos, o que aumenta o preço do produto.

"A China aumentou o consumo de pão, então a tendência é que comece a faltar trigo no mercado internacional. Além disso, há duas safras tem quebra na produção nacional", disse Borgmann.

Fonte: G1 Paraná

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem