Patrocínio

Post Top Ad

Paraguai

Cidade do Leste: 63 anos de uma cidade que não para de crescer



A capital de Alto Paraná, que já foi presidente Puerto Stroessner, hoje Cidade do Leste, completa 63 anos nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro. É a segunda cidade mais importante do Paraguai e vive em crescimento e mudanças constantes.

A cidade foi fundada em 1957 por Édgar Ynsfrán Doldán, no meio de uma floresta de Alto Paraná, durante o governo do falecido ditador Alfredo Stroessner. Segundo a história, a constante ameaça de invasão de brasileiros e argentinos deu origem à "colônia" hoje, que se tornou uma das cidades mais importantes do país. Além disso, fazia um ano que o Brasil havia iniciado os procedimentos para a construção da Ponte da Amizade, situação que também gerou preocupação.

A construção da Ponte da Amizade começou em 1959 e foi inaugurada seis anos depois, em 1965, um tempo recorde para a época.

Ao longo das seis décadas de vida, a cidade passou por constantes transformações e crescimento imparável para se tornar um grande centro comercial. É considerado o pulmão econômico do país.

Sua transformação econômica

A cidade foi desenvolvida com base no comércio de fronteira e, com cerca de cinco mil lojas no centro da cidade, é o principal fornecedor de tecnologia da região, além de roupas, bebidas, perfumes e inúmeros produtos.

Embora a atividade comercial tenha caído nos últimos anos, sua economia continua muito forte e até conseguiu se adaptar às mudanças diversificando os itens. Experimentou crescimento em hotelaria, gastronomia, indústria, construções e ofertas educacionais, como o curso de medicina.

Estima-se que sua população habitacional atinja 8% ao ano nos últimos anos e esteja se expandindo cada vez mais nos bairros periféricos, ao longo de seus 104 km². Atualmente, possui uma população de 400.000 habitantes.
Santo padroeiro

O santo padroeiro de Cidade do Leste é San Blas, cujo dia de festa é comemorado em 3 de fevereiro, data que coincide com o aniversário da cidade. Para a celebração de uma data tão importante, todos os anos há uma série de atividades religiosas, civis e culturais.

Este ano, os festivais, tanto na esplanada da Catedral de San Blas quanto no emblemático lago da República, foram concluídos ontem à noite com a tradicional serenata. Enquanto isso, as atividades religiosas continuam ao longo do dia.

Da mesma forma, haverá um ato cívico no marco fundador da cidade, localizado na aduana da Ponte Internacional da Amizade.



Fonte: Portal da Cidade com ABC Color

Postagens relacionadadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Patrocínio