Agroindústrias: Emissão de Alvará Rural será facilitada em Foz do Iguaçu



O projeto de lei nº 122/2021 da Prefeitura de Foz do Iguaçu que desburocratiza a emissão do alvará rural foi aprovado, nesta quinta-feira (07), em segunda discussão na Câmara Municipal. A medida busca romper com os entraves burocráticos e melhorar o ambiente de negócios no Município, e vai contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar. 


Após a aprovação pelo Legislativo, o projeto de lei segue agora para sanção do prefeito Chico Brasileiro.


“Estas alterações legislativas são fundamentais para adequarmos a realidade, uma vez que a lei que tratava do alvará rural é de 2006. De lá para cá, muitas coisas mudaram e essas adaptações são necessárias para que facilitar aos pequenos produtores rurais a comercialização de seus produtos, de forma legal e sem burocracia”, comentou o prefeito. 


De acordo com o texto da lei, para a emissão do alvará, o produtor fica dispensado das licenças do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária; e do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Outras exigências higiênico-sanitárias, que garantem a segurança alimentar, seguem mantidas.  


“A desburocratização deste tipo de alvará era uma antiga reivindicação dos pequenos produtores e, agora, a partir de uma construção entre Prefeitura e a Câmara de Vereadores, conseguimos atender a esta demanda que melhora a vida do homem no campo”, comentou  João Pereira dos Santos, secretário de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário. 


O  presidente da Câmara Municipal, Ney Patrício, ressaltou a importância da atualização da lei. “Já havíamos entendido as dificuldades do alvará rural. Era uma burocracia desnecessária. Defender o pequeno agricultor é uma bandeira de todos os vereadores e vereadoras de Foz do Iguaçu”, disse.


Para efeitos desta lei, considera-se produtor rural a pessoa física, não constituída sob a forma de empresário (individual), que realiza profissionalmente, na zona rural ou urbana, atividade rural (agricultura, pecuária, apicultura, avicultura, cunicultura, suinocultura, sericicultura, piscicultura e outras culturas animais, extração e exploração vegetal e animal).

Fonte: Assessoria

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem