ICMBIo afirma que vai acatar mudanças no novo modelo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu



O prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, afirmou que as mudanças propostas pelos municípios lindeiros - tarifa diferenciada e investimentos na região, entre elas - devem ser contempladas no novo modelo de concessão do Parque Nacional do Iguaçu, conforme adiantou o ICMBIo na audiência pública realizada nesta terça-feira, 31, na Câmara de Vereadores


“Esperamos que a redação final do edital de concessão venha com as mudanças propostas. O debate do novo modelo de licitação por todos os gestores e agentes de turismo evita que pontos do edital venham inviabilizar o futuro de toda uma região. O parque nacional e as Cataratas do Iguaçu são os nossos principais ativos no meio ambiente e no turismo", disse Chico Brasileiro na audiência.


O encontro reuniu autoridades e representantes do setor. Na reunião, transmitida on-line, o prefeito defendeu o diálogo aberto e transparente nas discussões da nova concessão promovida pelo ICMBIo, Ministério do Meio Ambiente e BNDES. Ainda em agosto, Chico Brasileiro liderou uma comitiva em Brasília e obteve apoio da bancada federal às mudanças pleiteadas pelos 14 municípios lindeiros ao parque.


Propostas dos lindeiros


Cibele Munhoz Amato, chefe do PNI e representante do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – autarquia ambiental do governo federal –, apresentou pontos do edital que ainda será publicado, resultados das reivindicações apresentadas por Foz do Iguaçu e prefeitos da região nos últimos meses.


Entre os destaques o passe comunitário no valor máximo 20% sobre a tarifa integral; entrada diferenciada para os operadores de turismo mediante cadastramento prévio; implantação de um novo sistema de transporte mais eficiente e sustentável; investimentos de R$ 3,6 bilhões ao longo da concessão e até 6% da receita bruta na divulgação do destino.


“Através do diálogo, queremos colaborar para que o processo da concessão atenda todos os interesses da sociedade local, não somente de Foz, mas como também dos demais municípios lindeiros ao parque”, afirmou o presidente do legislativo, vereador Ney Patrício.


A vereadora Anice Gazzaoui, presidente da comissão de Turismo da Câmara Municipal, destacou a importância do debate. “Fizemos alguns encaminhamentos via Acamop (associação dos legislativos do oeste) para o ICMBio, e pela minuta provisória apresentada, notamos que boa parte das reivindicações que propomos foram atendidas”, disse.


Presenças


Também participaram da audiência os secretários José Elias Castro Gomes (Transparência e Governança), Paulo Angeli (Turismo e Projetos Estratégicos) e Licério Santos (Foztrans); a vereadora Carol Dedonatti e os vereadores Rogério Quadros, , Maninho, Alex Meyer, Cabo Cassol, Edivaldo Alcântara, Galhardo, Jairo Cardoso, João Morales e Kalito Stoeckl; representantes dos deputados, Vermelho; Soldado Fruet; do BNDES; da Itaipu Binacional; do PTI; da Associação das Câmaras e Vereadores do Oeste do Paraná (Acamop); de entidades da sociedade civil organizada, entre outros.


Fonte: Assessoria

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem