Saúde amplia faixa etária para aplicação da vacina contra a meningite



Crianças com até dez anos de idade, ainda não vacinadas, devem receber uma dose da meningocócica C. A medida tem por finalidade evitar surtos da doença, além de otimizar o uso das doses.


A Secretaria Municipal da Saúde está ofertando a vacinação contra a meningite para crianças de até 10 anos, 11 meses e 29 dias de idade que ainda não tenham recebido nenhuma dose. Todas as unidades básicas de saúde disponibilizam as vacinas.


A vacina meningocócica C (Conjugada) está incluída no Calendário Nacional de Vacinação para crianças menores de cinco anos, sendo administrada aos 3 e 5 meses de vida e uma dose de reforço, preferencialmente aos 12 meses de idade.


"Para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas, a recomendação é administrar uma dose até os 4 anos. Agora, com a nova recomendação do Ministério da Saúde, essa faixa etária foi ampliada para os 10 anos", explicou a coordenadora do programa de imunização, Adriana Izuka.


A medida leva em consideração o atual cenário de baixas coberturas vacinais, observadas a partir de 2016, e agravada em 2020 com a pandemia da covid-19, possivelmente em virtude do receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do Calendário de Vacinação.


Apesar da faixa etária de maior risco de adoecimento ser a das crianças menores de um ano de idade, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na comunidade, em decorrência de elevadas taxas de estado de portador do meningococo em nasofaringe.


?A adoção desta medida tem como objetivo aumentar a proteção contra a doença meningocócica, evitando a ocorrência de surtos pelo sorogrupo C, hospitalizações, sequelas e óbitos. Portanto, a única forma de controlar a doença é manter elevadas as coberturas vacinais, tanto na população infantil como em adolescentes?, lembra a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo. As doses serão disponibilizadas temporariamente até dezembro de 2021.


Fonte: Assessoria

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem