Casos de covid reduziram em Foz, mas é preciso redobrar cuidados



Os principais indicadores têm mantido uma tendência de baixa dos casos de coronavírus (covid-19) nas últimas semanas em Foz do Iguaçu. O monitoramento da Vigilância Epidemiológica mostra a queda de internamentos nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria, além dos óbitos por complicações da doença. No entanto, é preciso redobrar os cuidados, alertaram as autoridades sanitárias.


"O município vem mantendo um certo controle da doença, mas nunca podemos afirmar que ela está controlada", afirma o prefeito Chico Brasileiro, que na última semana divulgou um cronograma para a volta dos grandes eventos corporativos e culturais em Foz do Iguaçu. Até o final do ano, pelo menos três grandes atividades já estão programadas no setor.


Chico Brasileiro justifica a preocupação devido as "muitas surpresas" que o vírus já deu neste um ano e quatro meses de pandemia. Quando todos pensavam que a doença estava controlada, outra variante veio com a segunda onda com disparada de novos casos e óbitos. "É sempre bom manter  os cuidados", reforça o prefeito, mesmo com o avanço da vacinação.


Alívio na saúde


De fevereiro a junho, os leitos de UTI do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, único que atende o SUS (Sistema Único de Saúde) em Foz do Iguaçu e região, permaneceram com 100%. Nesta quarta-feira (14), o índice de utilização das camas especiais manteve tendência de baixa.


De acordo com o boletim da Vigilância Epidemiológica, das 70 UTIs disponíveis, 56 estão em utilização (80% do total). O Hospital Ministro Costa Cavalcanti, que absorveu parte da demanda no pico da segunda onda da pandemia, reduziu de 55 para 40 UTIs, sendo que destas, 10 estão em utilização (25% do total).


Dos 77 leitos de enfermaria para pacientes com a doença, 32 estão em utilização (42% do total). Ao todo, 98 pacientes com covid-19 estão internados nas UTIs e Enfermarias das duas unidades de saúde. Destes, 77 são moradores de Foz do Iguaçu e 21 residentes em Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Matelândia, Itaipulândia e outras cidades.


Menos casos


A média móvel de novos casos de covid-19 também tem se mantido em baixa nas últimas semanas. Nesta quarta, a Vigilância Epidemiológica divulgou 47 exames positivos de 23 mulheres e 24 homens, totalizando 41.362 infectados em Foz do Iguaçu. Destes, 39.976 já estão recuperados - média acima de 96,6%.


O boletim confirmou mais três óbitos em consequência da covid-19. As vítimas são duas mulheres de 61 e 79 anos e um homem de 34 anos. No acumulado do mês, são 29 vidas perdidas por conta da doença - média de 2,07 por dia. No total, são 1.058 mortes pela doença no município desde o início da pandemia.


Procura para eventos


O secretário municipal de Turismo e Projetos Estratégicos, Paulo Angeli, diz que Foz do Iguaçu está num excelente momento para o planejamento da retomada de todas as atividades turísticas. "As datas e os eventos já estão se programando. Tenho recebido ligações de organizadores do Brasil todo para pedir informações", disse.


"Acredito que para o final do ano, os eventos corporativos comecem a acontecer com mais frequência", ressaltou. Angeli lembra que a cidade já tem três eventos programados e até o final do ano acredita que mais poderão vir. "Os números já estão favoráveis, muito favoráveis e recebemos a confirmação de que o Ministério da Saúde vai enviar um lote de vacinas suplementar". 


Estas datas que foram estipuladas para abertura dos eventos, podem inclusive mudar favoravelmente. "Quer dizer, serem antecipadas assim que o índice vacinal aumentar e tivermos a comprovação da redução da disseminação do vírus", ressaltou.


O secretário não tem dúvidas que a mudança pode ser favorável para antecipar as datas de realizações. "Acredito que sim, que já estamos voltando à normalidade. Agora a questão é planejar o sucesso do destino turístico", concluiu.


Fonte: Assessoria

PATROCÍNIO https://agenciacrow.com.br/img/agcrow.gif

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem