Policia prendendo Policia! Gaeco cumpre mandado de prisão contra policiais militares suspeitos de corrupção na região


Quinze mandados de prisão preventiva, 15 de suspensão do exercício das funções públicas e 23 de busca e apreensão são cumpridos na manhã desta quarta-feira, 30 de junho, nos municípios de São Miguel do Iguaçu, Missal, Foz do Iguaçu e Medianeira, no Oeste do Paraná, e em Cláudia, no Mato Grosso. As medidas judiciais, expedidas pelo Juízo da Vara da Auditoria Militar Criminal de Curitiba, são cumpridas pelo núcleo de Foz do Iguaçu do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, e pela Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Paraná, no âmbito da Operação Desviados II, que apura a possível prática dos delitos de organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica por policiais militares.

O cumprimento dos mandados de busca e apreensão objetiva o recolhimento de distintivos, armas, coletes balísticos e cédulas funcionais, bem como documentos diversos, equipamentos eletrônicos, celulares e valores em espécie.

Mercadorias estrangeiras – Segundo as investigações, os PMs abordavam pessoas que transportavam mercadorias de origem estrangeira (especialmente do Paraguai) sem o devido pagamento de tributos e, utilizando-se do cargo público, apropriavam-se indevidamente de parte ou da totalidade dos produtos, liberando os infratores. Estão sendo apuradas situações em que os boletins de ocorrência eram registrados com informações falsas ou genéricas, na tentativa de conferir aparente legalidade às abordagens e facilitar o desvio de mercadorias. Todos os investigados estiveram lotados na 2ª Companhia de Polícia Militar de Medianeira, local de cumprimento de um dos mandados de prisão.

Desdobramento – O trabalho de investigação que resultou nos mandados judiciais é um desdobramento da Operação Desviados, deflagrada em dezembro de 2019 pelo Gaeco de Foz do Iguaçu. Na época, foram presos dez policiais militares lotados no Destacamento da Polícia Militar de Santa Terezinha de Itaipu e três policiais civis. Todos foram denunciados pela prática dos crimes de organização criminosa, peculato, prevaricação e falsidade ideológica.

 

Fonte assessoria GAECO


Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem