Foz do Iguaçu terá novo lockdown neste final de semana


Um novo lockdown vai acontecer neste final de semana em Foz do Iguaçu para conter a circulação do coronavírus. Conforme previsto no decreto municipal nº 29.058, fica estabelecido o toque de recolher das 18h de sábado (27) até as 5 horas da manhã de segunda-feira (29), sendo proibida a circulação de pessoas, salvo por motivo de força maior devidamente justificada. As atividades comerciais deverão encerrar o atendimento até as 17h de sábado.

 

Este é o terceiro lockdown consecutivo adotado pelo município para frear a transmissão do coronavírus e, desta forma, reduzir o número de casos e mortes pela doença. Nas duas primeiras ações, a cidade atingiu uma média de 70% de isolamento social e a expectativa é manter este índice neste final de semana. 


A determinação vale para atividades essenciais e não essenciais, com exceção dos serviços de saúde, atrativos turísticos e meios de hospedagem (somente para atendimento a turistas). Os atrativos turísticos podem funcionar somente com 30% da capacidade. 

 

Delivery


Uma das novidades no decreto foi a ampliação no horário do delivery de alimentos prontos para o consumo, bem como o fornecimento de gás, que poderá ocorrer até as 22 horas. No sábado (27), o serviço de entrega  pode funcionar das 17h às 22h e no domingo (28) das 10h às 22h. Fica proibida a retirada no balcão pelos clientes. 

 

Postos de combustíveis podem funcionar até as 20 horas, vedada as atividades de lojas de conveniências. Os postos da BR podem funcionar 24h. O Terminal de Transporte de Passageiros poderá funcionar, exclusivamente para embarque e desembarque. 

 

O transporte coletivo estará suspenso, exceto para atender exclusivamente os trabalhadores da área de saúde, conforme operacionalização pelo Foztrans.

 

Atividades religiosas

 

Poderão ainda ser realizadas lives nos templos religiosos, com no máximo cinco pessoas, até às 20h de sábado ou domingo, devendo, no caso de abordagem em blitz, ser apresentada declaração emitida pela autoridade eclesiástica, constando os nomes dos participantes, horário e local onde será realizada a live.

 

Permissões 

 

Também fica permitido o funcionamento de farmácias, urgência e emergência médica humana e animal; serviços de assistência social e atendimento a população em estado de vulnerabilidade; serviços funerários; serviço de fiscalização pelos órgãos fiscalizadores municipais, estaduais e federais; provedores de acesso às redes de comunicações, telecomunicação e internet. O transporte privado de passageiros pode funcionar somente para atender moradores que possam justificar o deslocamento.

 

Denúncias

 

As denúncias relativas ao descumprimento das medidas restritivas podem ser feitas por meio do telefone 199 ou do aplicativo 156 Foz. As multas para pessoas físicas e jurídicas que descumprirem o decreto variam de 10 a 100 Unidades Fiscais (UFFI), o que corresponde de R$ 916,10 a R$ 9.161,00.

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem