Receita Federal e Abrabe realizam operação para destruição de bebidas alcoólicas


Nesta quarta-feira (24), serão removidas 20 mil garrafas de bebidas alcoólicas, avaliadas em R$ 2 milhões, da Receita Federal de Dionísio Cerqueira (SC) para a Receita Federal de Foz do Iguaçu e deve chegar por volta das 11h. A ação tem como objetivo a liberação de espaço físico no depósito da Receita Federal em Dionísio Cerqueira e a destinação sustentável dessas mercadorias. 

A escolta terá o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional. O comboio será formado por 5 caminhões, 1 micro-ônibus e um automóvel, todos carregados com bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar de Santa Catarina e outros órgãos de segurança na região de Dionísio Cerqueira, fronteira com a Argentina. 


O Delegado da Receita Federal em Dionísio Cerqueira, o Auditor-fiscal Mark Tollemache, destaca que “o descaminho de bebidas é uma atividade altamente lucrativa e que grandes quadrilhas se dedicam a essa prática criminosa. Para terem efetividade em sua logística, essas quadrilhas praticam uma série de ilícitos como roubo, furto, adulteração de veículos, corrupção de menores, falsidade ideológica e outras fraudes”. Ele também ressalta que a Receita Federal tem buscado integração com os demais órgãos policiais de forma a garantir um controle mais efetivo das fronteiras.


A Associação Brasileira de Bebidas – Abrabe, por meio de um acordo de cooperação com a Receita Federal do Brasil, custeará a destruição dessas bebidas. O procedimento consiste no desenvase das garrafas e acondicionamento do líquido misturado em bombonas que são encaminhadas às universidades parceiras para produção de álcool gel.


Depois desse processo, ainda restam outros resíduos, como o papelão das embalagens e os vasilhames. Após a quebra dos vasilhames de vidro, os resíduos serão entregues à Cooperativa de Catadores no Aterro Municipal de Foz do Iguaçu, onde há um programa de recuperação de materiais recicláveis que dá uma destinação correta às embalagens.



Fonte: Assessoria



Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem