Mutirão de limpeza recolhe quase 50 kg de lixo em lagos e rios de Foz do Iguaçu e região


No último sábado, 13, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Defesa Civil apoiaram a Capitania Fluvial do Rio Paraná em uma ação que recolheu 43 kg de lixo em rios e lagos de Foz do Iguaçu e região. Os resíduos foram encaminhados para a destinação correta: os rejeitos em contentores e os recicláveis para os caminhões da Coleta Seletiva, cedidos pela Prefeitura de Foz.

Os trabalhos foram realizados em três pontos: Porto de Areia; Clube de Pesca Maringá e Iate Clube Itaipu (Icli). O mutirão aconteceu simultaneamente em outras cidades do Brasil. 

Um dos objetivos da ação foi conscientizar moradores sobre os perigos do descarte incorreto de materiais próximo às regiões ribeiras, o que acarreta em prejuízos a fauna e flora, poluição, além de focos para a procriação do mosquito da dengue. Por esse motivo, voluntários também se juntaram ao corpo de trabalho para relembrar o papel da população na preservação da natureza.

“É preciso adotar uma consciência coletiva para uma responsabilidade compartilhada, como já diz a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os cidadãos podem dispor recicláveis para o Programa Municipal de Coleta Seletiva, segregando-os nas residências, adquirir hábitos corretos para um descarte adequado e entender que é uma solução em comum. Desta forma, podemos diminuir o impacto causado pelos resíduos produzido por todos”, conta a secretária de Meio Ambiente, Angela Meira. 

Descarte incorreto é ilegal! 

Em 2019, o prefeito Chico Brasileiro sancionou a Lei Municipal nº 4.756, que proíbe o descarte de lixo nas ruas da cidade e em outros locais inadequados. A multa para esse tipo de infração é de R$ 42,12, e pode ser dobrada em caso de reincidência.


Fonte: Assessoria

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem