Com disparada de casos de Covid-19 Prefeitura intensifica as fiscalizações


Com a disparada de casos de contaminações e óbitos por complicações do novo Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura vai retomar esta semana as ações de orientação da população, a fiscalização alfandegária comercial e eventos em Foz do Iguaçu. A cidade registrou, nesta terça-feira (24), 220 novos casos e mais um óbito. A taxa de infecções no município, por grupo de 100 mil habitantes, é mais que o dobro do Paraná.

As ações vão focar, além da orientação, a fiscalização comercial, de atrativos turísticos, bares, restaurantes e eventos. A força-tarefa, que envolve Defesa Civil, Guarda Municipal, Secretaria da Fazenda e Vigilância Sanitária, também vai endurecer as medidas com autuação e interdição dos espaços que estão descumprindo as normas sanitárias para prevenção da Covid-19.

As decisões foram obtidas em reunião terça (24) no Gabinete de Crise para Enfrentamento da Covid-19 e tem como objetivo conter o novo avanço da doença no município. Somente neste mês de novembro foram, registrados 2.961 casos de doença e 30 óbitos no município.
 “Vamos retomar essa ação importante adotada desde o início da pandemia com vistas a sensibilizar a população sobre os cuidados sanitários e principalmente, fiscalizar  locais de lazer e festas, que vem sendo apontados como principais pontos de transmissão da doença”, explicou o vice-prefeito, Nilton Bobato. 

Equipes da Defesa Civil com apoio de servidores da Prefeitura atuarão a partir desta quarta (25) nas ações de orientação. Já para os finais de semana, equipes da Secretaria da Fazenda e Guarda Municipal percorrerão os locais mais obrigatórios da cidade, que estão constantemente acionados devido aglomerações e violação das medidas preventivas.


“Mais uma vez, o primeiro trabalho será de visita e orientação durante o dia. Vamos orientar os responsáveis sobre as medidas de segurança habituais nos decretos em vigência, e num segundo momento a Fiscalização vai até estes espaços. A intenção não é multar, e sim orientar ”, ressaltou o coordenador da ação André Guedes. 
Além da multa que varia de R$ 2.612,00 a R$ 8.708,00, os proprietários que descumprirem o Termo de Responsabilidade Sanitária também serão interditados por um período de sete dias, conforme estipulados nos últimos decretos. 


Balanço

A força-tarefa de orientação e fiscalização é uma das estratégias que vem contribuindo para o enfrentamento à doença, principalmente para manter o alerta sobre a permanência da situação pandêmica do novo Coronavírus em todo o mundo. 
Desde o início das ações, a Secretaria da Fazenda efetuou 6.122 orientações, 8.550 vistorias, 161 notificações, com um total de 140 interdições e 33 autos de infração. Grupos de orientação da Defesa Civil verificaram mais de 10 mil adaptados comerciais.


Novos casos

A Vigilância Epidemiológica confirmou ontem 220 casos de Covid-19, totalizando 12.542 registros da doença no município. Deste total, 11.657 pessoas já estão recuperadas. Dos novos casos, 121 são mulheres e 99 homens com idades entre 1 e 87 anos. 
Dos 220 novos casos, 203 encontram-se em isolamento domiciliar e 17 pessoas estão internadas. Das infecções confirmadas ativas, 584 estão em isolamento domiciliar com sinais e sintomas leves e 126 pessoas estão internadas.
Foz registrou mais um óbito em consequência da Covid-19, totalizando 175 mortes pela doença. A vítima é uma mulher, de 73 anos, que estava internada no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.


Ronildo Pimentel
Foto: AMN

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem