Após reabertura da Ponte da Amizade, casos da Covid-19 aumentam em Foz do Iguaçu

 

A média de casos confirmados diariamente do novo coronavírus, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, praticamente dobrou após a reabertura da Ponte Internacional da Amizade, que liga o município a Cidade do Leste, no Paraguai, segundo a vigilância epidemiológica.


Conforme o diretor da vigilância epidemiológica, Roberto Doldan, antes da liberação da fronteira, a cidade registrava cerca de 50 casos da doença por dia. Atualmente, após 15 dias da reabertura, o número médio de casos diários é 100.


“A gente atribuiu isso a alguns fatores. Um deles é a abertura da Ponte da Amizade, pois há uma circulação maior de pessoas entre os dois países e, principalmente, entre as duas cidades. Essa circulação massiva de pessoas contribui com o aumento de casos, isso é comprovado", explicou.


O diretor informou ainda que essa alta também pode estar relacionada ao último feriado prolongado, que teve grande fluxo de pessoas em Foz do Iguaçu.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesta quinta-feira (29), Foz do Iguaçu registrou 112 novos casos da doença e mais duas mortes. O município soma 9.252 casos confirmados e 141 óbitos pela Covid-19.


Doldan destacou que não é apenas a população de Foz do Iguaçu que tem atravessado a fronteira, mas moradores de outras cidades também.


Brasileiros que moram no Paraguai têm procurado atendimento médico e exames da Covid-19, em Foz do Iguaçu, conforme a vigilância.


Conforme boletim desta quinta-feira, na ala Covid-19, a taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) está em 58,67%. Na enfermaria, a ocupação é de 57,81%.


Cidade do Leste

Segundo o Hospital Regional de Cidade do Leste, o município tem confirmado, em média, 20 novos do novo coronavírus diariamente, desde a reabertura da ponte.


A ocupação de leitos em Cidade do Leste está baixa nas unidades hospitalares, conforme o hospital. Até a manhã desta quinta-feira, das 80 camas de internação, 11 delas estavam ocupadas.


Na ala Covid-19, dentre os 42 leitos de UTI de Cidade do Leste, 20 estavam com pacientes.


Conforme o Ministério de Saúde do Paraguai, o país contabiliza 60.557 casos confirmados do novo coronavírus.


Fonte: G1

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem