Município quer transferir gestão das unidades básicas e UPAs para a Fundação de Saúde




O município de Foz do Iguaçu irá propor ao Conselho Curador da Fundação Municipal de Saúde, às 17 horas desta segunda-feira (17), transferir para a Fundação a gestão das 32 unidades básicas de saúde e das duas unidades de pronto atendimento.

A Fundação Municipal de Saúde foi criada em 2013, para administrar o Hospital Municipal Germano Lauck e em 2019 passou a gerir também o Laboratório Municipal.



A ideia é que Fundação consiga administrar as UBSs e UPAs com mais agilidade, como explicou o secretário municipal de Saúde e presidente da Fundação de Saúde, Nilton Bobato. “Agora temos o mesmo entendimento de transferir o processo para as unidades e os pronto atendimentos, por vários motivos, o principal são os instrumentos de gestão que a Fundação possui, com a rapidez que o município não tem. A Fundação foi criada exclusivamente para gerir a saúde, então toda a equipe e expertise está voltada para isso e, por isso, tem muito mais agilidade que o município”, disse.

Bobato citou dois exemplos burocráticos que a Secretaria de Saúde enfrenta na hora de contratar serviços. “Estamos tentando contratar um serviço de portaria há meses e o município cai num processo burocrático que vai, e que volta e não anda. Outro caso é a contratação de um serviço de manutenção elétrica de 24 horas para as UPAs e que o Tribunal de Contas não permite, porque entende que o município tem funcionários para isso”, explicou.



Na pauta da reunião está:
– Apresentação do calendário de reuniões para 2020
– Ratificação do chamamento público de médicos para dengue
-Chamamento público para técnicos de enfermagem
-Termo de cooperação técnica para gestão administrativa e financeira das Unidades Básicas de Pronto Atendimento-UPAs
-Estrutura Organizacional para as Unidades de Pronto Atendimento-UPAs
-Aprovação do referendo de convocação extraordinária de servidores para cobrir escala das Unidades de Pronto Atendimento e SAMU.


Fonte: Rádio Cultura

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem