Secretaria da Saúde e UDC promovem ação de saúde bucal no lar dos velhinhos.




As equipes de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) e estudantes de odontologia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) fizeram uma visita muito especial ao Lar dos Velhinhos nesta quarta-feira (02). Além de promover a avaliação e os cuidados com a dentição dos idosos, o grupo entregou um aparelho televisor à instituição e itens de higiene bucal.

A chegada das equipes foi muito bem recebida pela coordenação do Lar dos Velhinhos e pelos moradores do local. Eles conversaram com os idosos sobre os principais cuidados com a dentição, e, depois, de quarto em quarto, fizeram a avaliação de cada paciente.

Dona Júlia da Silva, de 70 anos, foi uma das que participou da conversa sobre os cuidados com a saúde bucal. Com um sorriso largo e muita simpatia, a idosa, ficou muito feliz com a ação. “Tudo que é para o nosso bem é muito bem vindo e a orientação que estão nos dando é muito boa pra gente cuidar da nossa saúde”, disse.

Com muita atenção e cuidado, o cirurgião dentista do CEO (Centros de Especialidades Odontológicas), Dr Gilberto Tiano, que também é professor na UDC, foi quem fez a avaliação nos idosos. Os estudantes de odontologia da faculdade e os dentistas da Saúde Bucal da SMSA acompanharam toda a ação.

“É muito comum nessa faixa etária problemas de periodontite, inflamações na gengiva, lesões internas e cáries, então é preciso proceder com a higiene e com todos os cuidados para dar qualidade de vida aos idosos”, explicou a Coordenadora da Saúde Bucal, Soraia Mayane Sousa Mota.

Parceria
Os pacientes avaliados já receberam encaminhamentos para atendimento nas unidades básicas de saúde e também no CEO, serviço que oferece tratamentos odontológicos de maior complexidade. Foi a primeira vez neste ano que o local recebeu uma ação de intensificação de serviços odontológicos. Um encontro que fortaleceu o surgimento de uma importante parceria para o atendimento da saúde bucal dos idosos. “Já marcamos para retornar ao Lar dos Velhinhos no próximo mês para fazer o tratamento nos idosos que possuem dificuldade para o deslocamento”, informou Soraia.

A parceria é fundamental para o atendimento dos idosos. “É uma ação muito importante, porque temos muitos acamados e a vinda da equipe é muito importante para o atendimento deles”, comentou o Presidente do Lar dos Velhinhos, Maicon Schneider. Atualmente, o espaço acolhe cerca de 60 idosos.

Scheider também agradeceu a doação feita pelos dentistas. “Nossa casa conta muito com a doação da comunidade e o aparelho televisor era uma necessidade da instituição e será utilizado para que todos possam assistir a programações diferenciadas. Hoje temos um monitor no Cine Pipoca, voltado a exibição de filmes e programas, e o outro será utilizado no espaço comum”, comentou.

Iniciativa
A iniciativa partiu de Soraia, que entrou em contato com o Lar dos Velhinhos para promover uma ação em alusão ao Dia do Idoso (01 de outubro). A ideia ganhou força entre os dentistas e uma importante parceria com o curso de odontologia da UDC.  “Ao saber das demandas do local, também resolvemos presentear o Lar com uma televisão que era um desejo dos idosos”, contou Soraia.

Os próprios dentistas fizeram uma ação solidária para arrecadar as doações.  A ação solidária também acontece próximo ao Dia Mundial do Dentista (03 de outubro) e reflete o compromisso em servir o próximo que marca o papel do dentista no serviço público.

CEO
O CEO oferece os seguintes serviços: endodontia, cirurgia, prótese (clínica e laboratório), disfunção oro-facial, pediatria e periodontia. São 5 salas clínicas e 7 cadeiras odontológicas.

Fonte AMN

Postar um comentário

Obrigado por comentar em nosso site, logo ele estará disponível para todos os usuários.

Postagem Anterior Próxima Postagem